Você sabe o que é o SUP? Essa é uma atividade que vem crescendo cada vez mais na região amazônica. O stand up paddle é um esporte que muitas pessoas vêm conhecendo melhor.
A atividade consiste em ficar de pé em cima de uma prancha e dar remadas. A atividade é simples, mas oferece um contato direto muito bom com a natureza.
Quem o pratica sabe que a atividade vai além de uma prática de esporte. Ela acaba se tornando um estilo de vida. Se você tem curiosidade sobre o assunto e quer saber mais sobre como funciona, então continue lendo.
O que quer dizer SUP?
O SUP é uma sigla para o stand up paddle, atividade que consiste em se equilibrar numa prancha e dar remadas na água. Quem é adepto do SUP realiza a atividade como algo que junta lazer, qualidade de vida, contato com a natureza e esporte.
A atividade foca muito em trabalhar os membros inferiores e superiores, assim como também incentiva a prática de hábitos saudáveis e a apreciar melhor o local onde você faz esse exercício.
O esporte começou nos anos 40, quando os instrutores remavam em pé sobre pranchas de madeira enormes para que pudessem acompanhar seus alunos durante as aulas de surf.
Na época, a prática não era definida ainda, mas cada vez mais surfistas começaram a praticar e a produzir os equipamentos necessários para que ela fosse feita da melhor forma possível.
Qual é a importância do SUP na Amazônia?
Hoje em dia, vários são os adeptos a essa atividade. Na Amazônia, a prática tem sido ainda mais relevante. Isso porque ela tem sido mais ecológica.
Geralmente a produção das pranchas é feita com madeira. Porém, no Amazonas a prancha industrializada tem dado lugar a produção com garrafa pet. Além de gerar benefícios ao meio ambiente por conta da reutilização de materiais, a fabricação sai muito mais barata.
O custo é 40% menor que uma prancha industrial. A ideia de desenvolver esse item veio pelo engenheiro agrônomo Nelson Marinho, que é mestre em gestão de resíduos e efluentes. Nelson é um dos principais responsáveis por dar um fim mais inteligente e econômico para os resíduos domésticos.
Quais são os pioneiros do SUP na Amazônia?
Um dos principais responsáveis por disseminar o SUP no Amazonas é Pablo Casado, atleta que levou o esporte para a região depois de ter experimentado ele em Fortaleza pela primeira vez em 2009.
Depois desse contato, Pablo comprou uma prancha e voltou para Manaus, onde percebeu que as condições da água, vento e clima eram como as do Havaí e se encontravam favoráveis ao treino mesmo no inverno.
Desde então, o atleta vem se dedicando a esta modalidade e ensina pessoas da região a fazerem essa atividade. Não é à toa que a Tribal SUP, uma escola de esportes, é a principal referência para a atividade na Amazônia.
Quais fatores foram determinantes para o sucesso do SUP na Amazônia?
Uma das razões que fizeram com que o stand up paddle pudesse ganhar destaque na região do Amazonas foi por conta de ele unir um estilo de vida e uma atividade física em um lazer.
Sendo assim, os locais acabam treinando remo, mobilidade, tem uma alimentação saudável e tudo isso ligado ao fato de contribuir para o estilo de vida que o ribeirinho já vive.
Os moradores desta região já tem o remo como uma habilidade natural e conhecem os rios como ninguém. Por isso, trabalhar esse esporte tem sido cada vez mais interessante por acabar sendo considerado algo intuitivo.
Primeiros passos para a prática da modalidade
Nesse esporte, os principais itens para que se possa praticá-lo é contar com um remo e uma prancha. O tamanho dos equipamentos é muito importante para que se possa praticar a atividade sem que haja nenhum desconforto.
A prancha deve ser adequada para cada tipo de água que você for praticar. No mar, ela é geralmente mais arredondada. Para cada nível também há uma prancha mais adequada que te permite se adaptar melhor.
O colete salva-vidas também é indicado para quem não sabe nadar ou está iniciando a atividade. O remo é fundamental e o tamanho ideal vai depender da modalidade que você pretende realizar.
Quais são as modalidades?
É possível que em cima da prancha uma pessoa consiga fazer muitos movimentos. O SUP remada é uma das modalidades mais praticadas aqui no Brasil, mas há diversas outras também.
Por exemplo, o SUP Yoga é uma prática que vem crescendo cada vez mais, onde se realizam movimentos de yoga dentro da atividade. O SUP surf é a modalidade em que o indivíduo usa a prancha para descer ondas.
É mais difícil e complexa, por isso quase não há adeptos aqui no Brasil. O SUP remada é o que mais tem ganho espaço por ser mais fácil de manter o equilíbrio e ser adaptável em muitos lugares, como:
- Rios;
- Lagoas;
- Mares;
- Mar.
Existem várias categorias dentro dessa modalidade, como o SUP race que é a corrida contra os adversários em cima da prancha.
Onde praticar?
Na Amazônia existem vários lugares possíveis de realizar essa atividade, por exemplo:
- Lago do Tarumã;
- Florestas alagadas;
- Encontro das águas;
- Rio amazonas.
Sendo assim, você tem muitas opções para poder praticar por lá e arredores essa atividade que vem crescendo cada vez mais na região. O ideal é procurar pelas escolas que oferecem esse tipo de atividade para que você possa realizá-la em águas amazônicas.
Conclusão
Por fim, vimos aqui um pouco sobre essa atividade, como ela acontece, sua importância para o povo do Amazonas, como foi evoluindo e onde se pode praticá-la.
Se você tem interesse em viajar pela região e conhecer mais sobre o local, cultura, culinária, dentre tantas outras coisas interessantes, então venha se hospedar no Uiara Amazon Resort.
O resort que fica no meio do rio da floresta amazônica oferece tudo o que você precisa conhecer, não só em questão de conforto e luxo dentro da maior floresta do mundo, mas também em experiências e passeios incríveis.
Entre em contato e saiba mais sobre o que o resort tem a oferecer.